2013 O Ano em Revista

Pela equipa do SAPO Desporto

Reveja os principais momentos do desporto em Portugal e no mundo nesta revista do ano 2013.

janeiro fevereiro março abril

Messi começa o ano a vencer a sua quarta Bola de Ouro

O astro argentino do Barcelona entrou da melhor maneira em 2013 ao vencer a quarta Bola de Ouro da sua carreira tornando-se no único futebolista a alcançar tal feito.
É em janeiro que Lance Armstrong admite doping em entrevista a Oprah Winfrey e que McNamara coloca a Nazaré na primeira página do jornal "The Times".

Artigos relacionados

Messi vence Bola de Ouro 2012 Lance Armstrong admite doping em entrevista com Oprah Winfrey McNamara põe onda da Nazaré na capa do britânico 'The Times'

Sporting vai novamente a votos

Godinho Lopes nem chegou a completar dois anos na presidência do Sporting, saindo a 4 de fevereiro de 2013, num mandato polémico. Fevereiro foi também o mês que prometeu devolver o Boavista à I Liga. Já a nível internacional, o mês foi dominado pelo caso Pistorius, no qual o atleta paralímpico sul-africano matou a namorada Reeva Steenkamp.

Artigos relacionados

Direção do Sporting demite-se em bloco Boavista poderá regressar à I Liga na próxima época Pistorius suspeito de matar namorada

Bruno de Carvalho é o novo presidente do Sporting

Bruno de Carvalho voltou a candidatar-se à presidência do Sporting, dois anos depois, e venceu, tornando-se o 42º presidente leonino. O ano do leão ficou ainda marcado pela morte de João Rocha, no início do mês de março. O ouro de Sara Moreira nos 3000 metros em pista coberta e o regresso de Ronaldo a Old Trafford foram outros dos momentos marcantes.

Artigos relacionados

Bruno de Carvalho eleito presidente Patrícia Mamona é 8ª na consagração de Sara Moreira Cristiano Ronaldo ovacionado em Old Trafford

SC Braga vence Taça da Liga, Benfica continua em todas as frentes

Abril consagrou o Braga como vencedor da Taça da Liga, no primeiro troféu da era António Salvador. Foi também um mês positivo para o Benfica que voltou ao Jamor e ficou perto de uma final europeia, ao mesmo tempo que se mantinha na liderança da I Liga. Na Champions, Barça e Real foram "destroçados" por Bayern e Dortmund nas meias-finais.

Artigos relacionados

SC Braga bate FC Porto e vence Taça da Liga Benfica vence Sporting e fica mais perto do título Mourinho e CR7 "humilhados em Dortmund
maio junho julho agosto

Porto campeão no mês do desaire do Benfica

Depois de o campeonato parecer decidido, o FC Porto conseguiu ultrapassar o Benfica em cima da linha de meta, num jogo épico no Estádio do Dragão. Seria o começo do descalabro das águias, que em poucos dias perderam o campeonato, a Liga Europa e a Taça de Portugal.

Artigos relacionados

Milhares de adeptos recebem campeões em euforia no Dragão A maldição do minuto 92 para o Benfica Bayern conquista o quinto título europeu

Paulo Fonseca, o novo comandante do FC Porto

Junho foi o mês das grandes apresentações, desde a cidade do Porto onde Paulo Fonseca foi apresentado como o novo treinador dos Dragões, passando por Camp Nou onde o brasileiro Neymar falou para os milhares de adeptos catalães, terminando em Londres e no regresso de José Mourinho ao Chelsea.

Artigos relacionados

Paulo Fonseca: «Não podia estar mais satisfeito» Neymar foi a segunda contratação mais cara do Barcelona José Mourinho: «Agora sou o 'Happy One'»

Rui Costa brilha na Volta a França

O ciclista português fez história no mês de julho ao igualar o feito de Joaquim Agostinho com duas vitórias na Volta a França. O Benfica inaugurou o museu do clube no mesmo mês em que Andy Murray fez história no mítico torneio de Wimbledon.

Artigos relacionados

Rui Costa vence 19.ª etapa e iguala Joaquim Agostinho Luis Filipe Vieira: «Museu é a obra mais apaixonante desde que cheguei» Andy Murray faz história em Wimbledon

FC Porto entra a ganhar em 2013/14

A nova época arrancou em agosto como acabou a anterior: com o FC Porto a ganhar, ao bater o V. Guimarães na Supertaça. Quem também continuou a ganhar foi o francês Ribéry, eleito Melhor Jogador da Europa depois de vencer tudo com o Bayern. Por fim, este foi o mês dos “casos” do mercado, com destaque para Bruma, Cardozo e Bale.

Artigos relacionados

Super Porto para a 20ª Supertaça Ribéry eleito o Melhor Jogador da Europa CAP dá razão ao Sporting no caso Bruma
setembro outubro novembro dezembro

Portugal de ouro

Setembro ficou marcado pelo título mundial do ciclista Rui Costa, o ouro da dupla de canoagem Emanuel Silva e João Ribeiro, e pelo feito do tenista João Sousa. Ronaldo renovou pelo Real Madrid até 2018 e Jorge Jesus tentou fazer ‘justiça pelas próprias mãos’.

Artigos relacionados

Rui Costa é campeão do Mundo Cristiano Ronaldo com contrato milionário Jesus entra em conflito com a polícia no final do jogo

Blatter goza com Ronaldo e Benfica, FC Porto e Seleção desiludem

No mês em que Paulo Gonçalves se sagrou campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em motos, FC Porto e Benfica complicaram as suas contas na Liga dos Campeões, ao mesmo tempo que a Seleção voltava a desiludir. Para piorar o "ambiente", o presidente da FIFA; Joseph Blatter, resolveu gozar com Cristiano Ronaldo.

Artigos relacionados

Ronaldo reage à provocação de Blatter Portugal desilude frente a Israel e não garante play-off para o Mundial2014 Paulo Gonçalves é campeão do Mundo de Todo-o-Terreno

Portugal chega ao Mundial do Brasil com Ronaldo em grande estilo

Portugal conseguiu a passagem para o Mundial do Brasil. Apesar de ter falhado o apuramento direto, o play-off foi, uma vez mais, a “salvação” da equipa de Paulo Bento. Ronaldo mostrou que está talhado para os grandes momentos e em dois jogos fez quatro golos que deitaram por terra a Suécia de Ibrahimovic.

Artigos relacionados

Ronaldo «Álvares Cabral» dá a nova rota para o Brasil Jesus suspenso 30 dias Pinto da Costa internado no hospital

Portugal conhece os adversários para o Mundial 2014

Em dezembro, Portugal ficou a conhecer os adversários para a fase de grupos do Mundial 2014 no Brasil; Nove anos depois, o Sporting é o atual líder do campeonato português; Benfica e FC Porto não conseguiram avançar na Liga dos Campeões e foram "despromovidos" para a Liga Europa.

Artigos relacionados

Alemanha, Gana e EUA na rota de Portugal Sporting é líder isolado FC Porto não será cabeça de série na Liga Europa, ao contrário de Benfica